Thursday, November 10, 2016


(Profundamente contrariado)
Moço, eu acho que o senhor não me entendeu .. ninguém ainda
me entendeu...

Eu acho isso é a frase mais profundo deste teatro, especialmente até este ponto. Basicamente todos a cerca de Zé do Borro não entende não percebem Zé e porque ele está a fazer isso. Ele acha que Zé esta a seguir o diabo porque fez promessa com Iansa mas o Zé acha que é a mesma coisa de que Santa Barbara. O padre não deixa Zé entrar na igreja e isso faz que Zé não pode cumprir a promessa. Bonitão não entende com certeza e acha ele estúpido. Também dormiu com sua esposa!!!! Ele acha que a esposa deve ficar e deixar Zé voltar para casa, que ele não presta... Ironia que na verdade a esposa e Bonitão não prestam porque atraíram Zé sem ele saber. Que triste. A mulher de loja não percebe, todo mundo olha para Zé como se fosse doido ou maluco. O repórter foi chato e basicamente forçou a Zé a ideia de ficar famoso e colocar nas notícias do país para ficar famoso. Zé não quer nada disso. Realmente ninguém o percebe e ninguém esta no lado dele, nem a própria mulher que queixa e dormiu num hotel com Bonitão. Coitadinho! COITADINHO ZÉ! A serio. Ele só está a tentar a cumprir uma promessa a fazer bom e ninguém o percebe. Ele não quer ser famoso ou ser eleitado por causa disso. Ele realmente é grato por Nicolau ter melhorado e não morto e ele está a fazer a coisa que prometeu. Esta historia faz me muito triste porque fala muito sobre a sociedade e pessoas quem não querem o melhor por alguém ou querer ajudar, mas fazem mal por não entender um outro humano. Ainda que não acredita em Iansa, e talvez não é o melhor, este homem esta a tentar a fazer o seu melhor com o conhecimento que tem.

Thursday, November 3, 2016





"Zé do Burro faz aquilo que eu desejaria fazer- morre para não conceder. Não de prostitui. E sua morte não é inútil, não é um gesto de afirmação individualista, porque dá consciência ao povo, que carrega o seu cadáver como bandeiro"

-Pagador de Promessas, Nota do autor pagina 17
de Dias Gomes

Wow, gosto mesmo deste citação. Ainda não li o pagador de promessa mas já estou interesada pela sujeitos. Zé é um símbolo e toda a historia não é somente sobre injustiça religiosa mas também sobre qualquer instituto grande. Zé torna-se um símbolo pelo povo e incentiva-os para fazer uma mudança. Gosto a imagine de usar seu cadáver ou corpo como bandeiro ou seja usar o seu ser por símbolo de um movimento. Isso acontece muito com movimentos em sociedade. Um líder ou talvez um martyr quem morreu para fazer uma declaração. Também gosto como disse para não prostituir si mesmo. Isso é uma figura de linguagem que vi no poem "Onde Estou" que também não foi literal mas uma maneira para mostrar desgosto da maneira de vida. Não sei.. Só gosto a ideia de revolução, de viver e morrer por suas crenças e justiças. Não somente por si mesmo, como individual mas desejar isso por todos. É claro que há pessoas quem estão a perseguir o Zé, principalmente um instituto religioso como a igreja catolia. Mas isso acontece no governo e outros organizações. Também acho lindo que Zé personifica a tipo de pessoa que o autor quer ser. As vezes, pessoas escrevem para ter o ideal ou visualizar o que eles mesmos iam querer acontecer. Estou animada para lê-lo.