10-13
"Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,"
Língua portuguesa
Gostei muito deste poema. Especialmente como descreve o lingua portuguesa tão bom. É uma lingua dificil e tem um jeito especial de se expressar e é engraçado como pode ser rude e descomforável as vezes. Eu especialmente gostei a tradução deste poema porque traz mais sentido para alguns expressões. O autor usa figuras de linguagem como metáforas para descrever a lingua. A lingua é "desconhecida e obsura" ou seja não é uma lingua comun como espanhol our inglés. Minha linha preferida é "Amo-te, ó rude e doloroso idioma" porque usa onamotopeia para dar sentimentos ou atributos á lingua. Gosto muito deste imagem que português é uma pessoa, talvez uma mulher que vi numa janela em portugal. Ela é rude, desconhecida, bela, quem canta de saudade e tenura. Traz um sentimento para uma coisa como lingua.
Também gostei o ultimo estrophe que fala da "voz materna" e "camões". A voz do poema é portugues porque fala que a mão falou portugues. E pode aprender outras linguas, mas nada comparece com a lingua nativa e o significado das palavras duma mãe. Também ela fala de camões, um autor muito famoso que chorou em portugues sobre seu exílio. Mostra os sentimentos expressados em portugues. Este poema faz muito bem em criar um imagem por nós.
Friday, December 2, 2016
Thursday, December 1, 2016
"você ainda está aí_ A igreja não abriu_"
O Pagador de Promessa.
Gostei muito de ser ator e agir a cena 3 do Pagador de Promessa. Ajudou me muito para realmente entender os caraters, especialmente a Rosa. Eu fiquei mesmo chatiada com ela porque ela atraiu o Ze do burro mas depois senti mais compaixão por ela. Na cena, ela age um pouco mal, tipo imdifferente e zangada com Ze. Eu acho que ela está a sentir mal sobre a decisão. Também acho que ela tem ciumes, que Ze não está focado nela. É claro que o burro é importante mas nem tanto que ela seja importante. É claro que Rosa não é perfeita mas acho que ela é humano e deixou que os sentimentos conduziram a vida dela em vez de fatos ou a verdade. Eu escolhi de agir na cena mais vaidosa e para ser mais zangada porque o livro disse que ela era muito bela e tinha sangue quente, ao contrario de Ze. Imaginei-os lutando como um casal numa luta importante. Imaginei que ela só queria atenção.
Com o journalista imaginei ele como grandioso com muito entusiasmo e animo! Claro que ela é dum journal muito popular e conhecido, então ele veste-se muito bem. Ele pensa pouco em ajudar o Ze mas em como Ze pode ajmdá-lo. Ele está analizando a situação para ganhar uma historia boa. Meus colegas ajudaram me ver que a Rosa também fez parte disso com expressões e aprovação. Cada pessoa no teatro tinha um outro anglo, ou seja, não estavam a pensar em Ze mas a maioria deles pensaram só em si mesmos. Mas no mesmo, fez me pensar mais na humanidade de cada um deles e como a situação agravou por causa destes diferenças em cultura, communicação e interess. Ze tinha o melhor intenção mas acho que por causa das diferenças e falta de conhecimento em como as pessoas iam reagir, ele não podia na igreja.
Em fim, Acho que esse teatro mostra esse problemas de sociedade. Mostra os problemas entre a igreja catolica e candomblé. A tenção entre os dois crenças é enorme. Especialmente que a igreja catolica acha que o candomblé vem do diabo. A igreja ainda faz isso hoje com algumas igrejas mas está a ficar melhor em reconhecer que outras crenças não são demonicas. Também mostra o padrão mais prevelente de pensar em si mesmo e não em outros. Quase cada pessoa não é capaz de compreender o Ze. Também, mostra como o mundo pode tomar algo na maneira errada. Ele não queria fama ou dinheiro, nem para ser um "cristo". Mas não importava tanto em fim porque todos diseram outras intenções.
Subscribe to:
Comments (Atom)